terça-feira, 1 de novembro de 2011

A BUSCA DE UM SONHO


Por: LADYJANE CAETANO MORAES

Numa determinada escola no interior de Minas Gerais, mais precisamente no leste mineiro, havia um aluno chamado João; o mesmo tinha um sonho: o de ser mestre em Ciência da Computação. Dizia que gostaria de entender tudo de computadores e sua engenharia e poder passar para todas as pessoas o seu aprendizado; porém, por ser um garoto de origem humilde, todos diziam que seria um sonho quase impossível.
Ele sempre questionava o porquê das pessoas dizerem que não o alcançaria, se era um aluno esforçado, dedicado, estudioso, perseverante. Diziam que era por ser um curso muito puxado e ele não ter as condições necessárias financeiramente para tal. Ele continuava a crescer e a cada dia que se tinha notícia, ele brilhava mais como estudante. Até que, chegou o vestibular; ele estudou o ano inteiro, corria atrás dos professores pedindo ajuda nesse ou outro exercício ou matéria/conteúdo para estudar. Resultado: conseguiu tirar uma excelente nota no ENEM e passar no vestibular. E seu esforço foi tão grande, que um empresário da região decidiu investir nele, custeando parte das despesas dele na Faculdade, uma vez que com a nota conseguiu uma bolsa integral de 100%.
João não cabia em si de felicidade, e garantiu ao empresário que não o decepcionaria, pois, ele tinha agora, não só uma parte do sonho realizado, mas a garantia de sua segunda meta: terminar os estudos, custe o que custar. Sua dedicação foi reconhecida na faculdade, que um de seus professores decidiu indicá-lo como tutor e para um teste em Universidades Federais para o Mestrado. Mais uma vez conseguiu e sentiu-se tão agradecido a esse professor que contou a ele os seus sonhos e o motivo de tanto esforço e dedicação. Professor, minhas metas agora são: terminar o mestrado e conseguir um emprego bom para ajudar minha família e crescer profissionalmente, levando às pessoas menos favorecidas em meu tempo livre o que seja trabalhar no mundo da informática, assim que houver condições para manter uma instituição filantrópica com esse fim.
Ao terminar o mestrado e consequentemente já sair empregado, foi convidado a retornar à escola de origem para dar seu depoimento enquanto aluno. Segue: “Caros alunos, é com muito orgulho que aqui estou a falar para vocês. Gostaria muito que ouvissem minha história e percebessem que: “Tudo o que fazemos na vida, precisa de planejamento e organização, na sequência é necessário que você estabeleça seus objetivos e posteriormente as metas, pois sem eles no conjunto, você não irá muito longe. Nossos sonhos podem ser realizados, cabe a cada um de nós, neles acreditar. O meu muito obrigado!”.
Não é necessário dizer que todos ali se emocionaram com a história e o relato do período em que esteve estudando e abrindo mão de inúmeras coisas para chegar onde chegou. Seus ex-professores não se continham em lágrimas, tamanha era a emoção do depoimento daquele que um dia, alguns que ali estavam duvidaram de que seu aluno seria capaz de chegar onde chegou.
E assim, João foi galgando cada vez mais reconhecimento profissional e fama. Hoje, além de ser professor em faculdade (já está terminando seu doutorado), ministra palestras por todo o país.
Este texto serve para nos fazer refletir que: com dedicação, fé, esforço, perseverança e muita força de vontade, chegamos onde queremos. Mesmo que não acreditem, mas você acreditando você pode. Lembre-se sempre que: diante dos objetivos e metas que se tem na vida, é necessário ter em mente “eu quero, eu posso, eu consigo”.
LADYJANE CAETANO MORAES é Professora de Língua Portuguesa, Mestranda em Ciência da Educação e Coordenadora do Polo CEAD/IFES em Barra de São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONCURSO SUSPENSO

CONCURSO SUSPENSO POR 90 DIAS...